Antevisão Etapa 1 — Giro d'Italia

Il primo di ventuno.

Antevisão Etapa 1 — Giro d'Italia
Giro d’Italia

O percurso

A 108.ª edição do Giro d'Italia começa com uma etapa exigente para os puros sprinters . Com 160 quilómetros de percurso, os ciclistas aos 67 quilómetros têm uma subida de 2.ª categoria ao Gracen (12.9km @ 5.2%). Após isso continuam em direção a Tirana, chegam ao quilómetro 116 onde iniciam um circuito de duas voltas completas, passando duas vezes por Surrel (7km @ 4.5%). Na última passagem a meta fica a menos de 12 quilómetros do cume.

Durrës - Tirana (160km)

O que esperar

Lembra-se da primeira etapa do Giro 2024, com um sprint reduzido entre Pogačar, Schachmann e Narváez? Espero algo semelhante. Apesar do cume do Surrel estar a 12 quilómetros da meta, espero dureza capaz de eliminar os puros sprinters, resultando numa disputa entre um pequeno grupo.

Os principais favoritos para este tipo de chegada são Pedersen e Van Aert, pois aguentam os dois bem as subidas, e batem-se bem com puros sprinters.

Contudo, este perfil também abre oportunidades a puncheurs como Pidcock, que sobe bem e desce ainda melhor.

Favoritos

Mads Pedersen — Chega a esta prova como líder dos sprints na equipa e tem aqui a primeira oportunidade para conquistar uma vitória. Neste perfil de etapa, onde será importante eliminar os puros sprinters, a equipa terá de trabalhar de forma a fazer a seleção do pelotão.

Wout van Aert — Continua em busca da primeira vitória da temporada e certamente quer começar com o pé direito, tirar a pressão de cima para fazer um Giro com mais confiança.

A não perder de vista

Thomas Pidcock — Não lhe podem conceder nem um metro na subida, porque se chegar ao topo com vantagem, o mais provável é só o voltarem a ver depois da linha de meta.

Corbin Strong — Sobe bem e sprinta bem, num grupo reduzido é um perigo, e se estiver nos seus dias mais Strongs, pode deixar a sua marca logo primeiro dia de prova.

Andrea Vendrame — Está a subir bem e a sprintar bem. É um nome a ter em conta para se bater com os melhores num grupo reduzido.

Dorian Godon — Será que pode ser considerado joker? Eu acho que sim, pois tem Vendrame na equipa. Mas Godon pode chegar num ataque solitário ou num grupo sem sprinters.

Apostas falso plano

André Dias — Andrea Vendrame. É tão óbvio.

Fábio Babau — Late attack beer thursday.

Henrique Augusto — Late attack Pidcock.

O Primož do Roglič — Mads fucking Pedersen.

Miguel Branco — Brandon Rivera Smith.

Miguel Pratas — Late attack Vacek.

Nuno Gomes — CiclaPedersen.

Rogério Almeida — Wout festejar.