Velogames — Tour of Oman
Omã, a gente só tem uma.
Análise ao percurso
- Etapa 1: O pelotão vai enfrentar a única dureza do dia logo a abrir — Jabal Road (3.6km @ 8.9%) — e depois são praticamente 160 quilómetros a rolar até chegarem ao "buraco da sanita" de Bimmah. Tem tudo para dar m#%&$.

- Etapa 2: Dia da chegada em Yitti. A subida de Al Hamriyah (1km @ 8.5%), a 15 quilómetros da meta, não vai dar para fazer grandes diferenças. A não ser que aconteça novamente um improvável Vervaeke, é etapa para sprint reduzido.

- Etapa 3: A primeira briga para a geral. O último quilómetro da Eastern Mountain é duríssimo — acima de 10% de pendente média — mas não vai dar para fazer grandes diferenças. Gaudu bateu Yates aqui em 2025.

- Etapa 4: Sprint à beira-mar.

- Etapa 5: O dia de todas as decisões em Jabal al Akhdar, a famosa Montanha Verde, situada na cordilheira Hajar. Esta já é uma subida feita para trepadores puros — são cerca de seis quilómetros com pendente média de 10%, os últimos dois a rondar os 13.5%. Adam Yates venceu em 2024 e foi batido por Paret-Peintre em 2025.

Sistema de Pontuação: Fantasy Tour of Oman 2026 — Scoring Points.
Shortlist falso plano
- Adam Yates (26) — Bi-campeão em título, vem de uma grande exibição na Clássica de Mascate (2.º). O líder da UAE é o favorito.
- Christian Scaroni (20) — Excelente início de época, com quatro top-5 em seis dias. Mas neste percurso não sei se vale os 20.
- Valentin Paret-Peintre (16) — 2.º na última edição, venceu na Montanha Verde. É o grande rival de Adam Yates.
- Emilien Jeannière (14) — Forte candidato à vitória em três etapas. Esperava mais dele em Mascate.
- Harold Martín López (14) — Explodiu em 2025, brilhando em provas deste tipo. Ainda não tenho evidências em 2026 mas acredito que pode ser o outsider no pódio final.
- Thibaud Gruel (12) — Jovem da FDJ com uma ponta final muito forte.
- Juan Sebastián Molano (12) — O sprinter da UAE.
- Cristián Rodríguez (12) — Aos 30 anos de idade assinou por uma equipa a sério (Astana). Fez top-10 sempre que cá veio — 8.º em 2023 e 5.º em 2025.
- Einer Rubio (12) — Uma das desillusões em 2025 mas na teoria é um dos melhor trepadores da startlist.
- Mauro Schmid (12) — O vencedor da Clássica de Mascate está a voar em 2026 — já tinha sido 2.º no Down Under e 4.º na Cadel Evans.
- Erlend Blikra (10) — Na última edição o sprinter da Uno-X fez um 3.º e um 4.º. Este ano não há Kooij.
- Bryan Coquard (10) — O mesmo que JNR. Este já picou o ponto em 2026.
- Steffen De Schuyteneer (10) — Este sprinter da Lotto Intermarché tem apenas 20 anos e vai explodir em 2026.
- Henok Mulubrhan (10) — O puncheur eritreu não se defende mal nas subidas mais duras. Pode dar alguns pontos nas etapas e geral.
- Luke Plapp (10) — Trabalhão para a vitória do Schmid em Mascate. Esta boa forma recente significa que muita gente o vai levar e ele vai flopar.
- Natnael Tesfatsion (10) — Mais um eritreu em boa forma.
- Mauri Vansevenant (10) — O ciclista mais desengonçado do pelotão brilhou nesta corrida em 2023 — foi 2.º na GC e venceu na Montanha Verde — e está a andar muito bem em 2026: 8.º no AlUla e 9.º em Mascate.
- Sergio Geovani Chumil (8) — Quem venceu na Torre pode vencer na Montanha Verde.
- Bart Lemmen (8) — Este pino da Visma apareceu do nada em Mascate a fazer 5.º.
- Madis Mihkels (8) — O sprinter da EF defendeu-se bem em Mascate apesar de não ter conseguido sprintar. A afirmação do estoniano teima em chegar.
- Rui Oliveira (8) — Esteve muito bem na Clássica de Mascate (7.º). É um excelente plano B da UAE nas etapas em que o Molano ficar para trás.
- Simone Gualdi (6) — Promessa da Lotto Intermarché.
- Diego Pescador (6) — Oportunidade para se mostrar. Tudo o que vem à rede é peixe.
- Louis Rouland (6) — O Rolland da Temu.
- Said Alrahbi (4) — O craque omanense.
- Sebastian Berwick (4) — A preparar o pico de forma para partir tudo na Volta a França.
- Niels Driesen & Roel van Sintmaartensdijk & Baptiste Veistroffer & Felix Ørn-Kristoff (4) — Assist Points De Schuyteneer.
Código da liga falso plano: 331446411